Por que, nos desertos, faz tanto calor de dia e tanto frio à noite?

Você já deve ter ouvido falar que os desertos são muitíssimos quentes de dia e terrivelmente frios de noite, mas por que isso mesmo?

Isso acontece porque, nos desertos, a baixíssima umidade do ar faz com que ele não retenha o calor que incide durante o dia. Com pouco vapor d’água na atmosfera, quase não há formação de nuvens, que ajudam a evitar oscilações de temperatura. As nuvens funcionam como uma espécie de estufa, que retém o calor absorvido pela superfície terrestre, evitando grandes perdas durante a madrugada também o fato de não haver vegetação em quantidade, dificulta a manutenção do calor no solo.

Mas principalmente por um fenômeno chamado AMPLITUDE TÉRMICA que é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registada num determinado período de tempo.

Acontece porque os desertos (os quentes, os frios não nos interessa nesta postagem) tem chão arenoso, e a areia tem alta amplitude térmica ,ou seja, grande possibilidade de reter calor e de perder calor e sem água para regular a amplitude que faz com que esse fenômeno aconteça com grande oscilação.

 

http://www.knoow.net/ciencterravida/geografia/amplitudetermica.htm

http://www.khanelkhalili.com.br/desertos02.htm

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-nos-desertos-faz-tanto-calor-de-dia-e-tanto-frio-a-noite

Mayra Dias

Comentários do blog desenvolvidos por Disqus